Upgrade do vCenter da VMware

Como realizar o upgrade de versão do vCenter Server Appliance da VMware

O VMware vCenter Server é um software avançado de gerenciamento de servidores que fornece uma plataforma centralizada para controlar os ambientes VMware vSphere, permitindo que você automatize e forneça uma infraestrutura virtual com confiança na nuvem híbrida.

Obtenha visibilidade centralizada, gerenciamento simplificado e eficiente em escala e extensibilidade em toda a nuvem híbrida, tudo isso em um console único.

Neste artigo vou demonstrar como realizar a atualização deste produto, da versão 6.7.0 U3 para 7.0.3 U3a do appliance virtual.

Pre-requisitos
  • Validar qual versão é o seu vCenter Server (Essentials, Essentials Plus, Standard, Enterprise ou Enterprise Plus).
  • Realize o download da ISO do vCenter Server Appliance no site da VMware. Clique aqui
  • Reserve um endereço de IP, na mesma faixa de rede (subnet), do vCenter Server atual. Ele será utilizado de forma temporário durante o procedimento.

Observações:

Cuidado para não ter bloqueios na comunicação do seu computador para o vCenter. Fique atento no Firewall ou faça o procedimento da mesma rede (subnet) que se encontra o seu vCenter Server

Procedimento Técnico

O procedimento técnico estará dividido em duas etapas sendo elas: Instalação do novo appliance e posteriormente a importação da base de dados, configurações, tarefas e métricas.

Etapa 01

Extrair o arquivo.iso

Execute o pacote de instalação no sequinte diretório: \vcsa-ui-intaller\win32\installer.exe

1.1 – Selecione a opção de Upgrade

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

1.2 – Na sessão Introduction selecione a opção “Next

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

1.3 – Na sessão End user license agreement, leia os termos de uso e marque a fleg I accept the terms of the license agreement e clique em “Next“.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

1.4 – Na sessão Connect to sourve appliance, será necessário preencher as informações do vCenter e host ESXi atuais utilizando as respectivas credenciais e clique em Next.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

1.5 – Na sessão vCenter Server deployment target, será necessário inserir as informações do host ESXi, onde será realizado o deploy do novo appliance do vCenter Server e clique em Next.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

1.6 – Na sessão Set up target vCenter Server VM insira a senha de root, para o novo appliance do vCenter Server e clique em Next.

Obs: Neste momento, você poderá escolher uma nova senha ou poderá repetir a senha do appliance da versão anterior. Como eu já estou utilizando uma senha considerada forte, não houve necessidade de trocar, porém se não for o seu caso, este é o momento.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

1.7 – Na sessão Select deployment size, você terá que escolher o tamanho das configurações (memória RAM, vCPU’s e armazenamento) baseado na quantidade de máquinas virtuais do seu ambiente e clique em Next.

No laboratório, onde esta sendo executado o procedimento para este artigo, utilizei o tipo “Tiny”, devido o ambiente ter menos de 10 máquinas virtuais.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

1.8 – Na sessão Select datastore selecione o disco de armazenamento, onde será instalado o novo appliance da vCenter Server e clique em Next.

No laboratório, o servidor físico utilizado tem 2 discos. Onde foi necessário escolher o disco, que possui espaço suficiente para a instalação. Esta escolha esta diretamente ligada ao tamanho do appliance, selecionado na etapa anterior.

ATENÇÃO: Neste laboratório, deixei o tipo de utilização do disco como padrão (Thick Provision) ao invés de do tipo Thin Provision. Desta forma eu reservei todo o espaço que foi provisionado. Porém, caso você queira, ir “gastando” o espaço em disco de acordo com o consumo, deverá marcar a fleg Enable Thin Disk Mode. Para saber mais sobre a diferença, leia este artigo Diferença de discos Thick Provision e Thin Provision

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

1.9 – Na sessão Configure network settings será necessário preencher as informações de rede do novo appliance virtual do vCenter Server e clique em Next.

ATENÇÃO: Neste momento, será utilizado um endereço de IP (temporário), conforme indicado no início do artigo. Este endereço de IP temporário, server para que o novo appliance virtual do vCenter Server, se comunique com o vCenter atual e na Etapa 02, consiga realizar a importação do banco de dados contendo todo o histórico (tarefas, métricas, histórico e etc), se assim desejar.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

1.10 – Na sessão Ready to complete stage 1, será exibido o resumo das configurações realizadas em todas as etapas anteriores. Confira as informações, e clique em Finish para iniciar o deploy do novo appliance virtual do vCenter Server.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

1.11 – Apos a confirmação, aguarde o processo de deploy do novo vCenter Server.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

1.12 – Apos o término do deploy, clique em Continue. Caso o próxima etapa seja interrompida, você poderá acessar a interface web e continuar.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade
Etapa 2

Na segunda etapa do processo, o novo appliance do vCenter Server já esta instado, e a partir deste momento acontecerá a importação da base de dados com todas as configurações e histórico do ambiente anterior.

2.1 – Na sessão Introduction, aparecer que a Etapa 01 esta completa e clique em Next para iniciar a segunda etapa.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

2.2 – Na sessão Connect to source vCenter Server, será necessário preencher as informações do vCenter e host ESXi atuais utilizando as respectivas credenciais e clique em Next.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

2.3 – Na sessão Select upgrade data, selecione a opção desejada. Neste laboratório foi selecionado a primeira opção, com a importação das configurações e inventário apenas e clique em Next.

ATENÇÃO: Para ambientes de PRODUÇÃO, selecione a última opção, contendo as configurações, inventário, tarefas, eventos e métricas de performance. Consequentemente, a importação da base de dados, demorará um pouco mais.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

2.4 – Na sessão Configure CEIP, marque a fleg da CEIP e clique em Next.

O Programa Customer Experience Improvement (“CEIP”) da VMware coleta informações técnicas dos clientes participantes para fornecer um suporte melhor, de forma proativa e reativa. Saiba mais em VMware CEIP.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

2.5 – Na sessão Ready to complete, revise todas as informações, marque a fleg informando que você tem o backup da base de dados e clique em Finsh.

ATENÇÃO: Caso você não tenha feito o backup do vCenter atual, PARE AGORA. Confira outro artigo aqui do site e saiba como fazer o backup do vCenter via VAMI.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

2.6 – Após a confirmação do procedimento anterior, aparecerá a mensagem informando que durante o processo o vCenter atual será desligado. Neste momento ocorrera indisponibilidade.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

2.7 – Na tela abaixo, será exibida o progresso das 3 tarefas; da importação da base de dados, inicialização dos serviços e importação das tarefas, eventos, configurações e métricas de performance.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

2.8 – Após a conclusão da etapa anterior, será exibida a confirmação que o processo da tarefa 1 foi concluída com sucesso. Clique em Continue.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

2.9 – Após a conclusão da tarefa anterior, será exibida a confirmação que o processo da tarefa 2 foi concluída com sucesso.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

2.10 – Será exibida mensagens a caráter informativo. Clique em Close e siga com o processo de atualização.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

2.11 – Após a conclusão da tarefa 3, será exibida informações de acesso do novo appliance virtual do vCenter Server. Clique em Close.

vCenter Server Appliance – Tela Upgrade

Acesse o vCenter e a interface de gerência para validar que a atualização de versão tenha sido realizada com sucesso.

Considerações

Durante a execução dos procedimentos, foram encontrados 2 dificuldades. Abaixo explico cada uma delas, como identifiquei e corrigi para seguir com o processo de atualização do appliance do vCenter Server.

Falha 01: Erro ao conectar no vCenter Server de origem (atual).

Problema: Não estava sendo possível conectar na porta 22 do vCenter atual.

Causa: O serviço de SSH no appliance do vCenter esta parado.

Solução: Conectar na interface de gerenciamento do vCenter Server, e habilitar o serviço de SSH.

vCenter Server Appliance – Tela erro do Upgrade

Falha 02 – Problemas para conectar na base de dados do appliance do vCenter Server atual.

Problema: Problemas para conectar com as credenciais na base de dados do appliance do vCenter Server atual.

Causa: Na etapa 01 do processo de atualização, foi solicitado para inserir as credências de root ou administrator@vsphere.local. Neste momento, eu inseri as credenciais do usuário administrator@vsphere.local.

Solução: Trocar o usuário utilizado. Retirar o usuário administrator@vsphere.local e inserir o usuário root com a respectiva senha.

vCenter Server Appliance – Tela erro do Upgrade
Fonte/Referências

VMware Docs

Nakivo

Despedida e agradecimentos.

Espero ter ajudado. Deixe seu feedback nos comentários logo abaixo, não esqueça de se inscrever, compartilhe nas redes sociais e fique ligado nas novidades.

Abraços

Inscreva-se na lista VIP e receba todos os conteúdos

Arthur Nycael

Entusiasta por tecnologia, graduado em Redes de Computadores e Pós-Graduado em Segurança da Informação. Com experiência em ambientes críticos e de alta disponibilidade 24x7x365, tendo atuação direta nas disciplinas de virtualização, armazenamento, backup, servidores Windows e Linux, antivírus e suíte Google.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.