Corrigir erro vim.fault.GenericVmConfigFault no vCenter
Como solucionar o erro “vim.fault.GenericVmConfigFault” da máquina virtual no VMware vCenter
Introdução
Hoje trago uma situação bem peculiar que aconteceu, quando deixei (por xpto motivo) algumas máquinas virtuais no vCenter desligadas por um certo tempo.
Quando precisei ligar estas máquinas virtuais através do vCenter, pela última vez antes de exclui-las, me deparei com o seguinte erro “vim.fault.GenericVmConfigFault”.
Como o objetivo é deletar as máquinas virtuais, pensei tudo bem se não ligar, vou criar um backup (on demand) e guarda-lo por um certo tempo, caso eu precise acessar estas máquinas virtuais novamente. Mas, a execução do backup da máquina virtual, também apresentou erro.
Vamos precisar solucionar este problemas, para seguir com a necessidade acima citada.
Bem no início da análise, ao editar as propriedades da máquina virtual, me deparo com o espaço provisionado para os HD’s (Hard Disks) com o valor 0. Vide imagem abaixo:
Mediante ao erro sinalizado acima, peguei a documentação desta máquina virtual para saber qual o tamanho dos discos e preencher os campos que contem o valor 0. Mesmo preenchendo com o valor, que foi configurado originalmente, ao salvar as configurações, apresentou o mesmo erro “vim.fault.GenericVmConfigFault”.
Este erro “genérico”, pode apresentar caso tenha alguma configuração de algum item na máquina virtual incorreto.
Encontrei outros itens e/ou ações que podem apresentar o mesmo erro “vim.fault.GenericVmConfigFault”:
1 – Ao realizar a criação de um snapshot, você poderá se deparar com o seguinte erro: vim.fault.GenericVmConfigFault
2 – Ligar a VM ou consolidar os discos: An error occurred while consolidating disks: The parent virtual disk has been modified since the child was created. The content ID of the parent virtual disk does not match the corresponding parent content ID in the child.
Abaixo descrevo como solucionei este problema, para consegui seguir com o objetivo principal, que era deletar as máquinas virtuais, apos a execução de um backup (on demand).
Pre-requisitos
Antes de seguir para a etapa do procedimento técnico, anote uma informação muito importante para solucionar o problema.
Nas configurações da máquina virtual, expanda os itens Hard Disk 1 e Hard Disk 2, e anote a informação do “Disk File”, para ter exatamente o local do diretório e do arquivo .vmdk em questão.
Com estas informações em mãos, seguiremos para próxima etapa.
Procedimento Técnico
1 – Localize a máquina virtual em seu ambiente do vCenter;
2 – Clique para editar as configurações da máquina virtual;
3 – Encontre e remova os discos que estão apresentando o valor 0;
3.1 – Não selecione a opção para remover o disco do datastore definitivamente;
Nesta etapa estamos apenas removendo o HD (Hard Disk) da máquina virtual e não excluindo definitivamente.
4 – Clique em OK;
5 – Edite as configurações da máquina virtual;
6 – Clique em “Add New Device” e selecione a opção “Existing Hard Disk”
A próxima etapa será para encontrar o arquivo .vmdk, correspondente ao disco que foi removido, conforme orientação descrito no item 1.
7 – Selecione o DataStore correspondente ou o disco do vSAN (dependendo da implementação do seu ambiente), navegue até encontrar a pasta da máquina virtual e selecione o arquivo .vmdk
Observação: Tenha bastante atenção para vincular novamente os arquivos .vmdk na máquina virtual, exatamente com estava configurado anteriormente.
7.1 – Se houver outros discos para serem vinculados, repita as etapas acima quantas vezes for necessária.
8 – Clique em OK;
9 – Ligar a máquina virtual, apos vincular os HD’s (Hard Disk), para valiar a solução aplicada.
Apos aplicar a solução descrita acima, foi possível ligar a máquina virtual e executar o backup.
Considerações
Lembrando que esta foi a forma que consegui solucionar este problema. Tendo outras formar de solucionar, postem aí nos comentários. Quero conhecer!
Fonte/Referências
https://communities.vmware.com/t5/VMware-vCenter-Discussions/VM-Show-0-MB-Disk-Space/td-p/1297257
Despedida e agradecimentos
Espero ter ajudado. Deixe seu feedback nos comentários logo abaixo, não esqueça de se inscrever, compartilhe nas redes sociais e fique ligado nas novidades.
Inscreva-se na lista VIP e receba conteúdos exclusivos
Abraços