Dicas para o exame AWS Architect Solutions Associate

Dicas para o exame de certificação AWS Architect Solutions Associate

O exame AWS Certified Solutions Architect – Associate é uma das certificações de entrada de nível Associate com foco em implementações de sistemas distribuídos disponíveis, econômicos, tolerantes a falhas e escaláveis na AWS. As melhores recomendações são de já ter feito a certificação Cloud Practitioner previamente, pois comprova que você tem conhecimentos gerais sobre os principais serviços da AWS, mas não é uma regra ou tem alguma obrigatoriedade.

Ao contrário da Cloud Practitioner, este exame irá abordar mais sobre o detalhamento técnico de vários serviços. Portanto, o máximo de “mão na massa” você conseguir, é melhor para o seu aprendizado e fixação do conteúdo.

Visão geral do Exame

O exame AWS Certified Solutions Architect – Associate é destinado a pessoas com um ou mais anos de experiência prática no projeto de sistemas distribuídos disponíveis, econômicos, tolerantes a falhas e escaláveis na AWS.

Amazon Web Service

Conforme o Guia do Exame, os seguintes tópicos são abordados:

Domínio% do exame
Domínio 1: Design de arquiteturas resilientes20%
Domínio 2: Design de arquiteturas de alta performance28%
Domínio 3: Design de aplicações e arquiteturas seguras24%
Domínio 4: Design de arquiteturas econômicas18%
Total100%

Além do conteúdo técnico, você deve dicar atento nas seguintes informações:

  • Formato: 65 perguntas, podendo ser de múltipla escolha ou com mais de uma opção de resposta.
  • Duração: 130 minutos.
  • Idioma: Português (Brasil), Inglês, Espanhol e outros.
  • Valor: 150 dólares.
  • Agendamento: Realizado por Pearson VUE e PSI
  • Local: On-line (supervisionado) ou no centro de testes mais próximo da sua casa.

Agora vou contar como me preparei para realizar o exame AWS Architect Solutions Associate

Estudos

Diferentemente da preparação da Cloud Practitioner, onde a preparação foi em sua maioria gratuita, na preparação da Architect Solutions Associate foi feito um investimento considerável e que naquele momento, havia considerado que seria a minha faculdade do ano (e ainda penso assim). Surgiu um insight, que se eu cumprisse a minha preparação com a carga horária similar de uma faculdade, eu teria consistência no aprendizado e seriam apenas uma matéria para o semestre. Desta forma, eu precisava de uma preparação que me desse condições de ser algo mais que apenas uma semana, nada contra os cursos de carga horária rápida ou de semana, até porque eu faço bastante, mas entendi que não se encaixava neste preparação.

Logo após a minha certificação da Cloud Practitioner, sai a busca de uma pessoal de referência que atendesse a expectativa da minha preparação. Neste período, assisti a live organizada pelo AWS User Group de Minas Gerais, onde eu conheci o palestrante Bruno Marangoni falando sobre os serviços de Segurança da AWS. Pela didática de apresentar o conteúdo, clareza e firmeza no que dizia com relatos do “campo de jogo”, me despertou interesse e acompanhá-lo. Em um breve espaço de tempo depois, o Bruno Marongoni apareceu com uma live para apresentar uma aula sobre armazenamento e lá estava eu novamente na plateia. No final, fui surpreendido com anúncio da plataforma de treinamento onde ele é o responsável pela parte de Cloud e indo além de ser uma plataforma sendo uma comunidade onde teria acesso por 1 ano a todos os conteúdos e diretamente com ele tudo dentro da HackOne Cloud.

Além de me identificar (a sensação de que era aquilo que eu precisava), eu teria uma acompanhamento durante a minha jornada e que não seria apenas mais uma pessoa que compra o curso e fica na estatística (não me arrependo e ainda recomendo).

Optei por começar do ZERO novamente.

Agora você pode estar se perguntando: “Uai, você já não tem a primeira certificação da AWS, porque isso? Não faz sentido”

Com havia se passado alguns (poucos) meses, da primeira certificação, optei por começar do ZERO por ter outra pessoas com visão e experiencias diferentes explicando e passando o conteúdo. Apesar do exame da Cloud Practitioner ser somente conceito, logo no “marco zero” já havia muita “mão na massa”.

Dai em diante, cronograma (estilo faculdade) de apenas uma matéria, aulas gravadas com muito laboratório, desenho de arquitetura, aulas ao vivo, troca de experiência em grupo com os outros alunos e também privado, com simulados (bem complexos) e a prova no final do semestre. 🚀🚀🚀

Desta vez não esperei estar pronto para marcar a prova. A prova foi comprada e marcada durante a preparação.

Dia a prova e tranquilo! Tranquilo coisa nenhuma… Um pouco ansioso para chegar logo a hora. Fiz a prova em casa e depois que começa, ai realmente é tranquilo, só colocar em prática o que foi aprendido.

Pronto, resultado sai na hora…… APROVADO 🤗😎

Outras opções de estudo

O que, e como funcionou para mim, não necessariamente vai funcionar para você. Portanto, vou listar abaixo outras opções de estudo e que com isso você possa fazer o seu plano de estudo.

  • Assistir webinars de revisão para os exames, oferecidos pela AWS de forma GRATUITA – Clique aqui;
  • Receber, semanalmente, dicas e novidades dos atuais e novos recursos – Clique aqui;
  • Cursos oficiais na Central de Treinamento, oferecidos pela AWS de forma GRATUITA – Clique aqui;
  • Plano de treinamento para Arquiteto Oficial da AWS – Clique aqui;
  • AWS Skill Builder | Exames práticos GRATUITOS e 100% em português OFICIAL – Clique aqui;

Caso conheça outras opções, coloque nos comentários. Ficarei feliz em incluí-lo aqui 😉

Considerações

Tem uma “receita de bolo”? Não!!! Mas é possível que, como aconteceu para mim, funcione ou não para você.

Através dos meios de adquirir o conhecimento e adaptando ao que funciona para você, acredito que você terá grandes chances de ser aprovado no exame.

Boa sorte!

Fonte/Referências

AWS Certified Solutions Architect ‒ Associate

Despedida e agradecimentos.

Espero ter ajudado. Deixe seu feedback nos comentários logo abaixo, não esqueça de se inscrever, compartilhe nas redes sociais e fique ligado nas novidades.

Abraços

Inscreva-se na lista VIP e receba todos os conteúdos

Arthur Nycael

Entusiasta por tecnologia, graduado em Redes de Computadores, Pós-Graduado em Segurança da Informação, certificado AWS e VMware vExpert. Com experiência em ambientes críticos, complexos e com alta disponibilidade 24x7, tendo atuação direta nas disciplinas de virtualização, proteção de dados, armazenamento, servidores Windows e Linux, suíte Google Workspace.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.